A origem do termo
A Páscoa é uma das datas comemorativas mais importantes entre as culturas ocidentais. A origem desta comemoração remonta muitos séculos atrás. O termo “Páscoa” para os hebreus significa passagem.
Qual é o significado da Páscoa?
Os historiadores contam que a celebração da Páscoa era feita desde a antiguidade principalmente na região do Mediterrâneo, algumas sociedades, entre elas a grega, festejavam a passagem do inverno para a primavera, durante o mês de março. Geralmente, esta festa era realizada na primeira lua cheia da época das flores. Esta estação representa vida e a possibilidade de plantio e colheita de alimento.
Com o passar dos anos passou a ter significações religiosas, com interpretações diferentes dependendo da religião.
Para os cristãos, a Páscoa celebra a ressurreição de Jesus Cristo. Depois de morrer na cruz, seu corpo foi colocado em um sepulcro, onde ali permaneceu, até sua ressurreição, quando seu espírito e seu corpo foram reunificados.
Para os judeus, a Páscoa, também chamada de Pessach, ou Passover recorda a travessia dos judeus do Egito até a Terra Prometida - marcada pela conhecida travessia do Mar Vermelho - comemorando o êxodo dos israelitas do Egito durante o reinado do faraó Ramsés II, da escravidão para a liberdade.
Como vimos, tanto a Páscoa cristã como a Páscoa judaica são rituais de passagem:
*Páscoa Cristã - lembra a jornada de Jesus da morte à vida.
*Páscoa Judaica - travessia pelo Mar Vermelho, da escravidão à liberdade.
Veja algumas fotos das nossas crianças comemorando a Páscoa...
Agradecemos ao nosso fotógrafo, Edvan, pelas fotos acima.
FELIZ PÁSCOA!
Deixe um comentário!
ResponderExcluirGostamos de saber a sua opinião sobre o nosso Blog, sobre o nosso trabalho!