sábado, 17 de setembro de 2011

POLUIÇÃO E COLETA SELETIVA




A Poluição pode ser definida como a introdução no meio ambiente de qualquer matéria ou energia que venha a alterar as propriedades físicas, químicas ou biológicas desse meio, afetando por isso, a "saúde" das espécies animais e vegetais que dependem ou tenham contato com ele, que nele venham a provocar modificações físico-químicas nas espécies minerais presentes.


Tomando como base a espécie humana, tal definição, aplicada às ações praticadas pelo homem, levaria à conclusão de que todos os atos oriundos desta espécie são atos poluidores. Produzimos muito lixo!


O lixo é responsável por um dos mais graves problemas ambientais de nosso planeta. Seu volume é enorme e vem aumentando intensa e progressivamente, principalmente nos grandes centros urbanos, atingindo quantidades impressionantes, como por exemplo os 14 milhões de quilos coletados diariamente na Cidade de São Paulo.

Na maior parte dos municípios brasileiros (cerca de 76%), o lixo é simplesmente jogado no solo, sem qualquer cuidado, formando os lixões, altamente prejudiciais à saúde pública, além de ser uma das principais causas da poluição da terra, rios e mares. Dentro desse quadro, a coleta seletiva de lixo aparece não como a solução final, mas como uma das possibilidades de redução do problema. Nosso lixo é composto por diversos tipos de material, grande parte reaproveitável.

Coleta seletiva consiste na separação de tudo o que pode ser reaproveitado, enviando-se esse material para reciclagem.

A coleta seletiva não só contribui para a redução da poluição causada pelo lixo, como também proporciona economia de recursos naturais – matérias-primas, água e energia – e, em alguns casos, pode representar a obtenção de recursos, advindos da comercialização do material.

Cabe a cada um de nós a responsabilidade para que a situação do lixo seja alterada para melhor. Podemos atuar individualmente, separando nosso próprio lixo e levando para locais onde ele seja aproveitado, ou organizando programas de coleta seletiva em nosso local de trabalho, estudo e moradia. Onde houver atividade humana, haverá lixo e oportunidade de praticar a coleta seletiva.


As professoras Cíntia, do 2º ano e Jaciara, do 3º ano, uniram os seus projetos e os seus alunos para a apresentação de uma peça, que retratou toda a preocupação com a Poluição e o conceito bem como a conscientização de Coleta Seletiva. 

O NOME DA PEÇA?


Veja as fotos:




































AJUDE O NOSSO PLANETA,
REALIZE A COLETA SELETIVA
EM SUA CASA, CONDOMÍNIO, BAIRRO...


Imagem: Instituto GEA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deujr@bol.com.br, ribiagera10@gmail.com