sábado, 30 de julho de 2011

ENSINANDO VALORES


10 VALORES PARA VOCÊ ENSINAR A(O) SEU(UA) FILHO(A):

Criatividade, amor-próprio e autocontrole não se aprendem na escola e ajudam a formar adultos mais responsáveis e maduros
Com suas lições, seu filho será um adulto maduro, feliz e responsável. Confira os valores que você precisa ensiná-lo:

1. Amor-próprio
O que?Autoestima, confiança na própria capacidade, coragem pra enfrentar qualquer obstáculo.
Como incentivar: quando ele fizer uma crítica, condene só o comportamento, não a própria criança!

2. Comunicação
O que é? Saber expressar suas ideias de forma clara e sempre na hora certa.
Como incentivar: conversem sobre assuntos variados, incluindo os polêmicos.

3. Autocontrole
O que é? Respeitar os próprios limites, traçar metas e eleger prioridades.
Como incentivar: estabeleça uma rotina que ajude a conciliar o lazer e a lição de casa.

4. Convivência
O que é? Aceitar pessoas de estilos, valores e crenças diferentes.
Como incentivar: mostre como respeito, educação e bom humor facilitam a vida.

5. Criatividade
O que é? Usar a imaginação para descobrir saídas variadas para um mesmo problema.
Como incentivar: programe idas ao cinema, teatro, exposições e espetáculos.

6. Escolha
O que é? Decidir para qual lado seguir, diante de um problema, analisando os prós e os contras.
Como incentivar: convide seu filho para participar das decisões em família e valorize sua opinião.

7. Iniciativa
O que é? Apresentar soluções surpreendentes para problemas, de livre e espontânea vontade.
Como incentivar: resista com unhas e dentes à tentação de resolver tudo no lugar do pequeno.

8. Honestidade
O que é? Ser verdadeiro, não fazer fofoca e fugir do “jeitinho brasileiro”.
Como incentivar: diga a ele que a melhor resposta para tudo é sempre a verdade.

9. Jogo de cintura
O que é? Ter uma grande capacidade de adaptação para lidar com mudanças.
Como incentivar: dê o exemplo, não seja tão rígida em seus pontos de vista e atitudes.

10. Maturidade
O que é? Mesclar uma boa dose de disciplina com um caminhão de responsabilidades.
Como incentivar: peça ajuda nas tarefas domésticas e ensine a diferença entre “querer” e “precisar”.

Fonte: M de Mulher

O DIA DOS AVÓS



É comemorado no Brasil no dia 26 de Julho, este dia foi escolhido para a celebração da data por ser o dia de Santa Ana e São Joaquim, pais de Maria e avós de Jesus Cristo.  Esta data deve ser lembrada com carinho por todos, já que o papel dos avós é muito importante em nossas vidas. Muitas vezes os avós não são somente aquelas pessoas que mimam os netos e compram lindos presentes, muitas vezes os avós são parte fundamental na educação da criança já que muitos deles cuidam dos netos para que seus filhos trabalhem fora, além disso muitos avós são também os responsáveis pelo sustento financeiro da família e o apoio afetivo e emocional do lar.
Povos orientais respeitam os mais velhos, pois eles têm consciência da sabedoria que a idade traz a um ser humano, por isso em sociedades orientais a opinião dos mais velhos é respeitada e tida como palavra final numa família. É importante que pais e educadores aproveitem estas datas comemorativas para ensinar às crianças  o tema amor ao próximo, respeito pelos mais velhos, família, e generosidade.


ESTE TEXTO EU ACHEI FANTÁSTICO,
TROUXE PARA COMPARTILHAR COM VOCÊS, 
ESPERO QUE GOSTEM:

AVÓS, O MÁXIMO!!! 
(Texto de uma neta, lido nas Bodas de Ouro dos avós).

Perguntaram a uma menina de nove anos o que ela gostaria de ser quando crescesse. Ela respondeu:
- Eu gostaria de ser avó! Ao ser interrogada sobre o porquê dessa idéia, ela completou: 
- Porque os avós escutam, compreendem. E, além do mais, a família se reúne inteirinha na casa deles. 
E a menina continuou: 
- Uma avó é uma mulher velhinha que não tem filhos. Ela gosta dos filhos dos outros. 
Um avô leva os meninos para passear e conversa com eles sobre pescaria e outros assuntos parecidos. Os avós não fazem nada, e por isso podem ficar mais tempo com a gente. Como eles são velhinhos, não conseguem rolar pelo chão ou correr. Mas não faz mal. Nos levam ao shopping e nos deixam olhar as vitrines até cansar. Na casa deles tem sempre um vidro com balas e uma lata cheia de suspiros. Eles contam histórias de nosso pai ou nossa mãe quando eram pequenos, histórias da Bíblia, histórias de uns livros bem velhos com umas figuras lindas.
Passeiam conosco mostrando as flores, ensinando seus nomes, fazendo-nos sentir seu perfume. 
Avós nunca dizem "depressa, já pra cama" ou "se não fizer logo, vai ficar de castigo". Quase todos usam óculos e eu já vi uns tirando os dentes e as gengivas. 
Quando a gente faz uma pergunta, os avós não dizem: "menino, não vê que estou ocupado?" Eles param, pensam e respondem de um jeito que a gente entende.
Os avós sabem um bocado de coisas. Eles não falam com a gente como se nós fôssemos bobos. Nem se referem a nós com expressões tipo "que gracinha!", como fazem algumas visitas.
O colo dos avós é quente e fofinho, bom de a gente sentar quando está triste. Todo mundo deveria tentar ter um avô ou uma avó, porque são os únicos adultos que têm tempo para nós.



sexta-feira, 29 de julho de 2011

CIRCUITO DE BRINCADEIRAS: AMARELINHA

Com o desenvolvimento da tecnologia, como jogos eletrônicos e atrativos programas da TV, as divertidas brincadeiras estão desaparecendo da rotina das nossas crianças. Os jogos virtuais que na maioria das vezes não exigem das crianças movimentos corporais e muito menos a criatividade, limitam e porque não dizer que atrasam o desenvolvimento psicomotor das mesmas.
Por isso, é de grande importância que a escola e os pais promovam momentos com atividades que resgatem os jogos e brincadeiras, como amarelinha que além de desenvolver a lateralidade e coordenação motora, contribui para exercitar a imaginação, criatividade e união de grupo, pois atividades coletivas sempre envolve uma ação social. "O brincar é uma necessidade básica e um direito de todos. O brincar é uma experiência humana, rica e complexa." (ALMEIDA, M. T. P, 2000).
Diante de tantos benefícios que os jogos e brincadeiras proporcionam para os educandos, foi elaborado e aplicado nas aulas de educação física da Escola Geração 10 um Circuito de Amarelinha. O resultado foi maravilhoso, as crianças mostraram satisfação plena através do entrosamento pleno do grupo e satisfação de saber que estavam “brincando como no tempo dos seus pais.”

Procedimentos seguidos:

No primeiro momento, organizamos uma circulo de debate para a apresentação da atividade e coletas de sugestões, em seguida dividimos a turma em grupos iguais com a missão de criar e desenhar uma amarelinha diferente das convencionais, usando figuras geométricas como: quadrado, círculo, triângulos e outros. Feitas as amarelinhas, formamos uma fila para que todos experimentassem a criação dos grupos.

Atividade proposta e realizada pelo nosso 
Professor de Educação Física: Robson 


Veja algumas fotos:









































E agora um vídeo:


REPÓRTER GERAÇÃO 10

Hoje eu vou mostrar para vocês o resultado da entrevista que fiz com o nosso professor de Educação Física:



Rita Rocha: Bom dia, professor. Qual é o seu nome completo?
Professor: Bom dia, Rita. Meu nome completo é José Robson Lima Oliveira.

Rita Rocha: Qual a sua formação acadêmica?
Professor: Sou professor de Educação Física. O nome do curso que fiz foi: Licenciatura em Educação Física pela Faculdade Social da Bahia.

Rita Rocha: Professor, você fez algum curso de aperfeiçoamento?
Professor: Sim. Fiz o Curso de Formação dos Professores Licenciados em Educação Física da Direc 21 Irecê, pela Secretaria de Educação da Bahia.

Rita Rocha: Conte um pouco sobre as suas experiências profissionais.
Professor: Bom, já tive muitas experiências, vou tentar relacionar algumas para você:
1.     Atuei vários anos em sala de aula como Professor de Educação Física no Ensino Fundamental e Ensino Médio;
2.     Atuei como professor em quadra de esporte com as modalidades de Vôlei, Futsal, Basquete e Handebol;
3.    Atuei como professor de natação para bebês, crianças e adolescentes;
4.    Já dei aulas de Iniciação à Capoeira;
5.    Ganhei o título de Campeão Geral como Técnico dos Jogos estudantis da Rede Pública (JERP-Ba), Direc-21 Irecê;
6.     Elaborei e apliquei projetos do tipo: “Voleibol na Escola”, “Basquetebol Iniciação”, “Treinamento de Handebol”, todos foram muito importantes para o desenvolvimento integral dos meus alunos;
7.    Participei com o Colégio Modelo de Jogos Inter Classe;
8.    Participei com o Colégio Joel Americano dos Jogos e brincadeiras do tempo da vovó.
     Entre outras experiências...


 Rita Rocha: Por favor, explique como está sendo desenvolvido trabalho com as nossas crianças aqui da Escola Geração 10.
Professor: Primeiramente foi apresentada a modalidade de Basquete: expliquei suas linhas de marcação na quadra, falei um pouco da história do basquete, falei sobre a bola de basquete, e os caminhos a pratica deste esporte. Além do Basquete, tivemos momentos de prática de Tênis de Mesa e Mesa Pebolim/Totó, em todas as modalidades esportivas, apliquei as mesmas metodologias supracitadas.
Em breve teremos os campeonatos de Basquete, Tênis de Mesa e Mesa Pebolim/Totó, com distribuição medalhas para as equipes vencedoras e para os chefes de torcidas.

Rita Rocha: Professor, que esportes você vêm trabalhando com os nossos alunos em 2011?
Professor: A direção da Geração 10 já disponibilizou todos os materiais para pratica de Vôlei, Basquete, Futsal, Handebol, Tênis de Mesa, Mesa Pebolim/Totó e atividades aquáticas. Com isso, os alunos terão oportunidade de conhecer modalidades diferentes, vivenciando movimentos corporais diversificados, socialização, respeito pelas diferenças dos indivíduos e solidariedade.

Rita Rocha: Diante de tanta novidade boa, qual o nível de aceitação por parte dos alunos?
Professor: O nível de aceitação e satisfação é visível na empolgação e participação de todos os alunos, em cada expressão de carinho e nos relatos de alguns pais quando encontro-os na escola. Também é percebido no desenvolvimento psicomotor e alto grau de integração dos alunos durante as aulas.
Rita Rocha: Quais são as suas expectativas ainda para 2011?
Professor: Garantir aos alunos a vivência de todos os esportes citados, e através dos mesmos disponibilizar momentos para contribuir no desenvolvimento psicomotor, moral e social das crianças; garantindo assim a formação de futuros cidadãos.

Rita Rocha: O que você tem em mente para 2012?
Professor: Viabilizar possíveis intercâmbios esportivos com outras escolas, através jogos e com isso promover a importância do esporte no desenvolvimento integral da criança.

Rita Rocha: Professor existe algo mais que você gostaria de dizer para os nossos alunos, ou para os seus pais?
Professor: Sim. As atividades envolvendo o esporte na escola têm grande importância para formação dos alunos, pois proporciona as crianças vivências que valorizam valores fundamentais que os educandos levarão para toda sua vida, entre eles: respeito, aceitação das diferenças, união, amizade, cooperação, socialização, a lidar com as vitórias e derrotas do esporte; aprender a vencer através do esforço pessoal. Contribuindo assim para se tornar independente, no sentido de responsabilidade e a confiança em suas próprias atitudes. Por outro lado contribui no desenvolvimento motor, como: lateralidade, noção de espaço e tempo, agilidade, coordenação motora. Portanto, a educação Física é, sem dúvida, uma excelente ferramenta para contribuir na formação integral e crítica do ser humano.

Rita Rocha: Obrigada pela entrevista e seja bem vindo a nossa escola e ao nosso Blog Geração 10.
Professor: Muito obrigado.